Movimentação de carga em Itaqui sobe 11pc em fevereiro

  • Date: 15-Mar-2022
  • Source: Argus Media
  • Sector:Agriculture
  • Country:Gulf
  • Who else needs to know?

Movimentação de carga em Itaqui sobe 11pc em fevereiro

Sao Paulo, 14 March (Argus) — O porto do Itaqui, no Maranhão, aumentou a movimentação de cargas em 10,8pc em fevereiro, na comparação com um ano antes, liderado pelo crescimento das exportações de soja.

A movimentação portuária subiu para 2,2 milhões de t em fevereiro, de 1,9 milhão de t um ano antes, de acordo com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Um crescimento de 53pc no manuseio de granéis sólidos, incluindo oleaginosas e grãos, levou a ganhos, compensando uma queda de 35pc no manuseio de granéis líquidos - o que inclui etanol, gasolina, diesel e outros produtos.

Os embarques de soja quase dobraram para 1 milhão de t, enquanto as exportações de milho totalizaram 74.900t, um aumento de 127pc em relação ao ano anterior.

As importações de fertilizantes totalizaram 102.960t, uma queda de 45pc em relação ao mesmo mês do ano passado.

Itaqui é um dos principais portos do Arco Norte para a produção de grãos. Os portos do Arco Norte vêm ganhando mais atenção dos produtores, especialmente do estado de Mato Grosso. Também está se tornando um ponto logístico para a movimentação de combustíveis da região centro-norte do país.

Em comparação com janeiro, a movimentação geral de carga em Itaqui subiu 52pc em